Romanos 8:30, 9:11,16 / Romanos 5:9-10 / João 14:19 / Hebreus 6:17-18
Qual a principal ocupação do homem neste mundo?” Resposta: “Ter certeza de que participa de Cristo e viver de acordo com isto”. Thomas Brooks, um puritano famoso, no seu livro “Céu na Terra” de 1654, diz o seguinte: “Estar no estado de graça concede ao homem o céu no futuro; saber que está no estado de graça concede o céu agora e no futuro.
Ninguém pode ter certeza de salvação se não tiver provas concretas na sua vida; evidências da graça de Deus no seu coração!”. Não é pelo simples fato de sermos membros da igreja, que sejamos considerados salvo…
Perceber e crer de maneira perfeita estar em “estado de graça” é alcançar aquele ponto na carreira da fé em que as evidências são perfeitamente palpáveis, a convicção é tão absoluta que supera qualquer outro sentimento ou impressão na alma, a sensação de proximidade com Deus o desejo latente pela santidade e por agradar a Deus, de mergulhar em seu amor a ponto disso ser a mais profunda ênfase da vida.
Devemos buscar essa convicção (de salvação) não para vencer uma discussão, ou uma disputa teológica com ninguém, ou esperar qualquer recompensa, mas porque saber isso irá destravar em nós uma grande propensão a amar a Deus e tudo mais relacionado ao Seu Reino. “É-nos necessário ter tais evidências, examinar a vida à luz da Palavra de Deus antes de conseguirmos dizer: eu sou um dos eleitos, eu sou um dos salvos, eu tenho a fé verdadeira”.
Bom lembrar que há uma fé inicial que traz em consigo confiança suficiente para dizer: “eu sou um pecador, mas Cristo morreu por mim” e estende a mão e recebe a Jesus. Então existe essa confiança inicial, porém esta fé inicial, esta fé salvadora, precisa crescer e amadurecer até produzir plena convicção de salvação, o que trará uma vida de amor profundo a Deus.
Essa certeza para os santos depende, não de seu esforço próprio nem valor pessoal, mas da imutabilidade do decreto da eleição, que flui a partir do livre e imutável amor de Deus, o Pai; baseado na eficácia do mérito e intercessão de Jesus Cristo, da nossa união com Ele, da promessa de Deus, da permanência de Seu Espírito em nós, uma evidência de que uma pessoa foi salva é a presença e testemunho do Espírito Santo. 1João 4.13 diz: “Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito”.
Efésios 1.13-14 diz: “Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória”. Todos aqueles que foram salvos receberam o Espírito Santo, o qual é a garantia dessa salvação e da semente de Deus em nós, fruto da natureza da Nova Aliança em Cristo; de todas essas coisas vêm a certeza e infalibilidade da salvação.
Que nossa fé seja firme, que nosso amor seja profundo, e nossa força renovada a cada dia e nossa confiança inabalável!
Autor
-
Secretaria de Comunicação da CBNPR, seccional pertencente à Convenção Batista Nacional (CBN).
Ver todos os posts


